Com a presença da Ministra Tereza Cristina e do Governador do Estado, Assentamento Taquara de Rio Brilhante é palco do lançamento da Rede Conecta MS

23/08/2021 5:38 · Destaques

Rio Brilhante foi o palco do lançamento da Rede Conecta MS, uma parceria do Governo Federal e Governo Estadual, que tem por objetivo promover a inclusão digital ao transmitir conhecimento e desenvolvimento aos diversos assentamentos do Estado.

O prefeito mais jovem do Estado, Lucas Foroni, segue escrevendo uma nova história para o município ao fazer parte de um programa de extrema relevância, que visa estimular o associativismo e o cooperativismo, contribuindo com o aumento na geração de renda das famílias rurais, conectando e avançando a produção do agronegócio.

O evento contou com a presença do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja e da Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa Dias e do prefeito Lucas Foroni e foi realizado no sábado (21), no assentamento Taquara.

O programa Conecta MS é uma parceria com o Ministério da Agricultura coordenado pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e associado à iniciativa Comunidades Rurais Conectadas (CRC).

São 34 pontos de internet via satélite transmitida para áreas rurais como aldeias indígenas e assentamentos, que somados ao projeto TecnoSocial, totalizam 45 locais de acesso.

A ministra Tereza Cristina ressaltou que o programa é uma avenida de benefícios ao trazer segurança na parte da saúde, ao auxiliar na comunicação quanto aos incêndios, para as crianças aprenderem e principalmente na interação entre as comunidades.

“Isso é parceria e isso que dá certo é Governo Federal, Governo Estadual e Governos Municipais e essa parceria que faz o desenvolvimento chegar aos lugares mais longes”, disse a Ministra.

A Ministra ainda anunciou que os assentamentos Taquara e São Judas receberão recursos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que através da Agraer e de outras empresas realizarão a assistência técnica sanando as dúvidas das famílias rurais.

A Presidente da Associação dos Produtores Rurais de Taquara, Irene Betini, assinou o termo de entrega de 05 computadores para atender o assentamento e ressaltou que este programa foi uma luta e agradeceu a todos envolvidos pela concretização deste sonho, que vai auxiliar agricultura familiar.

Durante o evento foi realizado assinatura do convênio com Senai para concessão de bolsas aos monitores, que atuarão nas salas digitais e serão responsáveis pela gestão das salas, espaço gratuito com acesso à internet, workshops, oficinas, palestras e mentorias especializadas.

O prefeito Lucas Foroni disse que o sentimento é de gratidão, agradeceu a presença da Ministra que está fazendo história e enfatizou que através da conectividade é possível interligar, buscar informações e trocar experiências, fazendo a diferença na vida das famílias que residem nos assentamentos.

O governador Reinaldo Azambuja falou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos para atender as necessidades dos assentamentos como a entrega de maquinários, calcário e o título aos milhares de lotes do Estado, além de enfatizar que a internet vai melhorar a conectividade na zona rural.

O evento contou também com a presença deputado Federal, Beto Pereira; deputados Estaduais, Renato Câmara, Gerson Claro e Evander Vendramini; Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel; Superintendente Federal da Agricultura, Celso Martins; além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, entre outras autoridades.

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte