sexta-feira , 20 de outubro de 2017
Início / Coleta Seletiva

Coleta Seletiva

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lixos), a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

O Município de Rio Brilhante realiza  a Coleta Seletiva, apoiando a Associação de Recicladores de Rio Brilhante.

A Coleta Seletiva Binária porque é necessário somente separar o lixo seco do úmido.

Vocë poderá acompanhar nas redes sociais  tudo sobre a coleta seletiva.

Como você pode ajudar mantendo nossa cidade mais limpa?

Você só precisa separa o lixo seco do úmido, conforme ilustra a imagem abaixo.

Quais os dias que o caminhão faz a coleta?

A Prefeitura Municipal separou por áreas e dias para realizar a coleta.

Confira no mapa o dia que é realizada a coleta no seu Bairro. Clique aqui para visualizar o mapa.

Podemos contar com um ponto de coleta voluntário no fundo da Prefeitura: Você poderá depositar no contenner materiais recicláveis.

O que eu ganho ajudando na coleta seletiva?

Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, plásticos e metais – que representam em torno de 40% do lixo doméstico – reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil.

A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresentam, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. Iniciativas comunitárias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e produzir benefícios para as entidades ou empresas. De qualquer forma, é importante notar que o objetivo da coleta seletiva não é gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais. Mas consequentemente você acaba colaboram para as Associação ou cooperativa de catadores de materiais recicláveis melhorando as condições de vida e trabalho desses catadores.

A Coleta seletiva exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da cidade. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a população, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil.

Como funciona em nosso município?

O cidadão separa o lixo seco do molhado, depois disponibiliza para que nos dias estabelecido o caminhão da coleta seletiva passa recolhendo.

O caminhão encaminha o lixo separado pelo cidadão para a Associação de Reciclagem do Município de Rio Brilhante, onde os mesmos fazem a separação dos materiais e encaminham para as Empresas especializadas na reciclagem de matérias.

Por isso denominamos de Coleta Seletiva Solidária, um trabalho de formiguinha, onde todos se ajudam. Colaborando para o nosso meio ambiente e ajudando as condições de trabalho e  de vida destes catadores.

 

Lixo Eletrônico

 

Agora o cidadão poderá destinar seu lixo eletrônico na Secretaria Municipal de Desenvolvimento de segunda a sexta-feria das 7h as 13h.

Rua Julio Siqueira Maia, 1033 – Rio Brilhante-MS – CEP: 79130-000