CMDS promove reunião e discute soluções para o desenvolvimento do município

12/02/2021 7:27 · Destaques

Rota Bioceânica, PROIDES e abastecimento de água em comunidades rurais foram deliberados

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) esteve realizando nesta última semana a sua primeira reunião de 2021.  Na oportunidade, a nova diretoria e seus membros discutiram diversos assuntos de interesse da sociedade rio-brilhantense, entre eles: o desmembramento de matrículas, viabilidade de instalação de uma Capela Pax Primavera, isenção de Outorga Onerosa, solicitação de apoio e incentivo da Lei PROIDES para projeto de atividade avícola, solicitação de parecer para abastecimento de água no assentamento Silvio Rodrigues através de convênio com a FUNASA e utilização de área para fins de loteamento e criação de núcleo urbano.

Além dos assuntos previstos em pauta, o Conselho vem trabalhando para que o plano Diretor do município seja atualizado. Representantes do Legislativo se dispuseram a trabalhar em conjunto com o Executivo para que as solicitações feitas pelos presentes na reunião sejam atendidas e adequadas no plano de desenvolvimento municipal.

Outro ponto de destaque da reunião foi à informação repassada pelo prefeito Lucas Foroni, que presidiu a reunião, de que o município pode vir a ser incluído na Rota Bioceânica, que deve proporcionar mais desenvolvimento ao município e novas possibilidades de negócios.

Conforme foi decidido pelo Conselho, nos próximos dias, o CMDS, deverá realizar uma consulta pública por meio de uma enquete on-line, para saber a opinião da população sobre a urbanização de uma área às margens do rio Rio Brilhante, próximo à BR 163, e sobre um loteamento nas proximidades do Córrego Araras.

Seguindo cronograma do regimento interno do CMDS, as próximas reuniões serão realizadas a cada (2) meses, podendo ter reuniões extraordinárias com convocação dos membros com dias de antecedência.

A reunião do CMDS foi conduzida pelo prefeito e presidente do Conselho Lucas Foroni e a organização da pauta sob a responsabilidade da secretária executiva Maria Carmen Matsunaka.