Clinica da Mulher e da Criança é inaugurada nos 93 anos de Rio Brilhante

28/09/2022 7:56 · Destaques

O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde de Rio Brilhante, inauguraram a Clínica da Mulher e da Criança a cerimonia contou com a participação do Governador do Estado Reinaldo Azambuja e o secretário de saúde do estado Flavio Brito, recebidos pelo Prefeito Lucas Centenaro Foroni .

A Clínica vai oferecer atendimento humanizado para meninas e mulheres de todas as idades, da adolescência à terceira idade, no trabalho de prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento de gestantes. A Clínica da Mulher e da Criança  Ester Estigarribia”, que já está equipada e pronta para atender 10 mil mulheres e oito mil crianças, a obra tem recursos da bancada federal, foi concluída pela prefeitura e agora tem equipamentos comprados em parceria com o Estado.

Recursos investidos através de emenda federal foi de R$980.000,00 (novecentos e oitenta mil reais) e contrapartida do município de R$ 160.163,23 (recurso próprio), sendo que no ano de 2021 foi necessário aditivo de contrato com a Empresa Veneto Construtora R$ 262.199,85 (recurso próprio), totalizando um investimento de R$ 1.402.363,08.

A Clínica está localizada na rua Lourival Barbosa esquina com a Marechal Rondon, o prédio possui mais de 2 mil metros quadrados de área construída, sendo dividido nos seguintes departamentos: sala de reunião, recepção, triagem/sala do assistente social, consultório de pediatria, gerencia, arquivo, banheiros, banheiro com acessibilidade, consultório de enfermagem, farmácia, sala de procedimentos, consultório de ginecologia, sala do Bem Nascer (exames de ultrassom e outros), consultório multiprofissional (2), sala da mamografia, expurgo, esterilização, copa e área de limpeza.

Tem por objetivo atender as mais de 10 mil mulheres em idade fértil do município e as mais de 8 mil crianças, com acompanhamento sistemático e organizado, de forma que o atendimento chegue para todos. Dentre os serviços iniciais estão: consulta de pediatria, consulta especializada de ginecologia, consulta especializada de obstetrícia (avaliação de alto risco), serviço de ultrassonografia, exame especializado de mamografia, atendimento especializado com enfermeiro obstetra, atendimento de equipe multiprofissional composta por nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social, e até o fim do ano teremos também atendimento de fonoaudióloga e mastologista.

Buscamos por um atendimento humanizado, que atenda a mulher em suas diversas fases da vida, da adolescência a menopausa, o serviço será pautado na busca pela prevenção, diagnostico precoce e no caso das gestantes no acompanhamento de risco elevado, buscando minimizar os riscos de complicações maternas e infantis.

Também participaram da solenidade a vice prefeita Juraci Aparecida, secretários municipais, vereadores de Rio Brilhante, prefeito de Nova Alvorada do Sul  José Paulo Paleari.