Após 20 anos de espera, Taquara é o 1º assentamento do Estado que entrega os títulos das propriedades rurais em Rio Brilhante

27/09/2021 3:13 · Destaques

A emoção marcou a entrega dos títulos às famílias, que há mais de 20 anos aguardavam a documentação de suas propriedades rurais. O sonho tornou-se realidade para 26 famílias, que agora com os títulos em mãos, podem produzir tranquilamente em suas terras no assentamento Taquara.

O evento aconteceu na manhã de sábado (25) e contou com a presença prefeito, Lucas Foroni; representando o Ministério da Agricultura o superintendente Regional do Incra, Augusto Pinedo; chefe da Divisão do Desenvolvimento do Incra, Edsom Chaparro; secretário de Desenvolvimento, Hugo Koji; representante da Agraer, Antonio de Castro e representando todos os titulados do assentamento Taquara, Abilio Correia. Atual gestão escreve uma nova história através desta conquista, que representa uma luta antiga.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária através da Superintendência Regional do Incra em Mato Grosso do Sul e o Governo Municipal  promovem a entrega do título, que possibilitará o acesso ao crédito dando mais perspectiva aos produtores.

Atual gestão escreve uma nova história através desta conquista, que representa uma luta antiga. Mais de 1.000 lotes da reforma agrária serão contemplados com o programa Titula Brasil que por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi criado para apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios.

O prefeito, Lucas Foroni, enfatizou que Rio Brilhante é o primeiro município do Estado, que realiza a entrega dos títulos. “Honramos o nosso compromisso realizando o sonho das famílias, que desde 1998 que existe o assentamento e várias pessoas já partiram sem receber o título. Graças a parceria com a Agraer, Incra, Governo Municipal e Câmara Municipal estamos cumprindo com o nosso papel em ajudar as famílias”, disse Lucas.

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte