1ª Feira Cultural da Agricultura Familiar movimenta economia local em Rio Brilhante

18/07/2022 2:35 · Destaques

A realização da 1ª Feira Cultural da Agricultura Familiar entra para história de Rio Brilhante.Conhecimento, tecnologia, respeito as diferenças, partilhas, trocas, saberes, sabores e, claro, trabalho, emprego e renda.

Promovida entre os dias 15 a 17 de julho, pela Associação de Moradores e Desenvolvimento Ser do Campo do Assentamento São Judas, a feiracontou com apoio do Governo do Estado, Fundação de Cultura de MS, Governo Municipal, Raízen, Supermercados Pires, Hinove, Sicredi, Unigran Net, Gvbio, Gold Hotel, Gigar, Morehna, Case, Comid, Geo Maps, Verdes Campos, Sebrae, Incra, Senar, Agrae, Coplaf e Escola Família Agrícola.

Com entrada franca, o evento mostrou o potencial e a união dos produtores, além de valorizar o trabalho do homem do campo e inserir Rio Brilhante no circuito dos grandes eventos.

Incentivar, valorizar apoiar a geração de renda e a expansão dos negócios nas pequenas propriedades rurais do município, o público correspondeu às expectativas e marcou presença nos três dias de festa.

A Escola Família Agrícola (Efar) que atende alunos dos assentamentos, pequenos produtores rurais, quilombolas e indígenas realizou abertura da feira com uma apresentação mística sobre a agricultura familiar (poesia e música), que retratou a importância das mulheres e homens do campo na produção de alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, além de enaltecer que é possível viver bem nas pequenas propriedades rurais, manter suas famílias e também ter uma educação de qualidade.

O show de sexta-feira (15) foi por conta da dupla Rafa & Junior, que foi disponibilizada através da Fundação de Cultura e Governo do Estado.

No sábado (16), a grande atração nacional, Zezé Di Camargo Rústico animou e emocionou o público presente, entre eles, o prefeito que enfatizou que como cidadão sempre sonhou em viver esse momento de ver os dois filhos de Francisco cantar na sua cidade.

“Rio Brilhante é grande, o menino pode sonhar, nós podemos sonhar, não quero jamais é que vocês deixem de sonhar e acreditar, Deus tem um propósito para tudo e vamos fazer Rio Brilhante brilhar cada vez mais”, disse.

Já a última noite de show (17) foi por conta da tradicional dupla Breno Reis & Marco Viola, além da participação dos artistas pratas da casa como Forronejo, Ítalo Cassio, Miriam e Gian, fomentando e valorizando a cultura local.

Uma moradora do bairro Neri Lima compareceu no evento com sua família, parabenizou a organização e espera que esse evento entre para o calendário de festas do município.

“Vim nas três noites e me surpreendi em todos os aspectos, atrações locais, exposição, praça de alimentação, atendimento nos bares, segurança e shows nacionais. Rio Brilhante está de parabéns por esse grande evento”, comentou.

Cursos e expositores

Com objetivo de fomentar a economia local com a comercialização dos produtos advindos da agricultura familiar, bem como proporcionar um momento de interação social, cultural, e valorização das potencialidades locais, a feira contou stands e expositores de maquinários e tecnologia, como:GeoMaps, Verdes Campo, ComidMáquinas e Tratores, Case Máquinas e Tratores, Gigar e Sicredi.

Além das palestras, cursos, capacitações e oficinas voltados para a Agricultura Familiar, como Circuito Rural do Sebrae;Cursos do Senar; oficinas do Sebrae sobre PNAE, PAA, Manejo de produção de hortaliças e Cooperativismo e Associativismo e oficina sobre cultivo de mandioca da Agraer.

Regularização Fundiária

Uma conquista aguardada por muitos anos pelas famílias, que residem na zona rural de Rio Brilhante.

Durante a feira foi realizado omutirão para regularização fundiária aos proprietários dos lotes pelo INCRA atendendo cerca de 350 famílias dos assentamentos do município.

No total, 10 moradores do Assentamento Taquara participaram da entrega de títulos definitivos e para o Governo Municipal essa adesão representa a realização de um sonho de inúmeras famílias, gerando tranquilidade e segurança para os produtores investir na produção.

Participaram do evento prefeito, primeira-dama, vice-prefeita, superintendente do Incra,presidente da Coplaf: secretário de Desenvolvimento de Terrenos, chefe de Gabinete, secretários municipais, presidente da Câmara Municipal, vereadores, demais autoridades e população.