24/05/2022 8:07 · Destaques
O Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social aderiu à campanha nacional “Faça Bonito”, que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
As Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde em parceria com a PRF, realizaram diversas ações da Campanha Maio Laranja. Entre os dias 16 a 20 de maio, o CREAS e o Conselho Tutelar juntamente com as psicólogas realizaram palestras informativas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
No dia 17 de maio, a ação foi no Conviver com a exposição da peça teatral do grupo Sucata Cultural peça “Eu, você e Araceli”, que trabalhou a conscientização sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Participaram desta ação, usuários do SCFV e alunos do 6º ao 9º ano, do Centro Educacional Criança Esperança II.
No dia 18 de maio, foi a vez de Prudêncio Thomaz, onde foi realizada uma caminhada pelas principais ruas do distrito com usuários do SCFV e a exposição da peça teatral do grupo Sucata Cultural peça “Eu, você e Araceli” na escola Criança Esperança III com a presença de alunos das escolas Criança Esperança III e Euclides da Cunha.
Também foi realizado uma adesivagem e panfletagem na Avenida Benjamin Constant com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, no posto PRF na BR 163.
A proposta da campanha foi destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Segundo a secretária de Assistência Social, Lívia Dias, o Governo Municipal trabalha pela defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes, todos os dias, para que os pequenos possam ter um futuro brilhante e próspero.
18 de maio
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o Brasil e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.
Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Denuncie
Fique atento e em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual infantil, denuncie pelo Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar (67) 99641-6600 e CREAS (67) 99651-6352.
07/04/2024 · Destaques
06/15/2024 · Destaques
Todos os direitos reservados a Prefeitura de Rio Brilhante - Design e Desenvolvimento por Equipe GTIC