sexta-feira , 15 de dezembro de 2017
Início / Notícias / Vigilância Sanitária fiscaliza despejo de águas em vias públicas

Vigilância Sanitária fiscaliza despejo de águas em vias públicas

 A Prefeitura de Rio Brilhante, através da Vigilância Sanitária intensificou suas ações de fiscalização no mês de setembro no despejo irregular de águas residuais em vias públicas. As fiscais sanitárias Queila Tagara e Ana Beatriz Castelão têm percorrido os bairros e a região central de Rio Brilhante identificando e notificando residências e comércios que lançam irregularmente água, principalmente de máquinas de lavar roupas, em vias públicas prejudicando o serviço de revitalização asfáltica.

Segundo as fiscais responsáveis pelo trabalho “a fiscalização se faz necessária, pois além do mau cheiro e do acúmulo em si das águas, a rede asfáltica vem sendo deteriorada, impossibilitando até mesmo o serviço de recapeamento”. O código de posturas do município considera como águas residuais aquelas que não se originam a partir das chuvas, ou seja, utilizadas pela população para atividades diversas como: lavagem de roupas, carros, varandas, calçadas, limpeza de piscinas, entre outras lançadas em excesso.

Neste primeiro momento a ação da Vigilância Sanitária tem sido de orientação e notificação a fim de conscientizar a população rio brilhantense que o despejo de águas residuais em vias públicas além de infringir o artigo 92 da Lei 995/95 (Código de Posturas Municipal) ainda consiste em problema de saúde pública. A partir da reinspeção destes locais fiscalizados os cidadãos que continuarem com o lançamento irregular de águas residuais serão autuados.