terça-feira , 11 de dezembro de 2018
Início / Notícias / Secretaria de Saúde realizou ações de conscientização do Novembro Azul

Secretaria de Saúde realizou ações de conscientização do Novembro Azul

Durante todo o mês de novembro a Secretaria Municipal de Saúde realizou a Campanha Novembro Azul, a ação em saúde aconteceu nas unidades de saúde do município.

No Posto Agrovila José Cazuza, localizado no Parque Industrial, o evento mostrou que a comunidade masculina está atenta aos cuidados e a prevenção. Houve roda de conversa com o Dr Júlio C. R. Tolomei, corte de cabelo com a cabeleireira Mary, Teste de glicemia, aferição de pressão e distribuição de brindes aos presentes.

A equipe da Secretaria de Saúde em parceria com a Usina Delta, esteve presente durante a 8ª Semana Interna de Prevenção e Acidente de Trabalho, que ocorreu entre os dias 19 a 23 de novembro. A 8ª SIPAT teve como lema: “Segurança, prioridade de quem ama a vida”.

A responsável pelo Centro de Saúde Maira Enéquio , enfatizou que a parceria com a usina possibilitou levar informações da campanha Novembro Azul aos trabalhadores, sobre hábitos de vida saudável e sobre a prevenção ao câncer de próstata.

Durante a semana diversos temas foram abordados: Prevenção ao Câncer de próstata, com o Dr Júlio C. R. Tolomei, Orientações sobre o Calendário Vacinal com a téc. de enfermagem Tania Mara Pael, Orientações sobre alterações no Teste de Glicemia e aferição de pressão com a enfermeira Sônia Migotto, IST/AIDS: Sinais, sintomas e prevenção com a psicóloga Deise A.C. Gonçalves, Alimentação Saudável com a nutricionista Vanda Silva.

A campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar hábitos de vida saudável e orientar sobre o diagnóstico e rastreamento do câncer de próstata que no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens.

Alguns fatores podem aumentar o risco de ter câncer:

Idade: O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.História de câncer na família:  Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.

Obesidade:  Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.