segunda-feira , 24 de setembro de 2018
Início / Notícias / Secretaria de Educação realiza evento para discutir a aquisição de alimentos de produtores familiares

No dia 03/maio (quinta-feira), foi realizada uma reunião entre setores da Prefeitura Municipal, representantes da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Agricultores Familiares do município de Rio Brilhante.

O evento foi organizado pelos nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Adolfo Henrique Costa dos Santos e Aline Gonçalves Navarrete de Paula) e teve o objetivo de discutir formas para melhorar e ampliar a aquisição de produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar.

Na abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação, Magali de Araujo Lima, destacou a importância das parcerias entre as Secretarias de Educação, de Desenvolvimento, Vigilância Sanitária e AGRAER na busca de orientações aos produtores “com certeza nossa merenda escolar só tem a ganhar com o aumento da quantidade e qualidade dos produtos adquiridos no próprio município. Para isso, é fundamental a integração entre os setores da Administração Municipal, bem como a participação sempre ativa da equipe da AGRAER, que tem dado todo suporte necessário.”

O Engenheiro Agrônomo Ronaldo de Lima Flores, representante da AGRAER, disse que essa parceria com a Prefeitura Municipal trará sempre resultados positivos, tanto para os produtores, como para as unidades escolares.

Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, o sr. Valfer Aparecido Gonçalves Guimarães, salientou que “a equipe daquela Secretaria está sempre à disposição para contribuir com a melhoria do programa.”

Durante toda manhã, foi realizada discussão, com oportunidade para que os produtores pudessem esclarecer dúvidas e receber orientações sobre os diversos aspectos da produção de alimentos para merenda escolar.

A Médica Veterinária Ana Beatriz Canevari Castelão, Gerente de Vigilância Sanitária, repassou diversas orientações sobre produção e transporte de alimentos, de forma a garantir a qualidade nos produtos fornecidos.

A produtora do Assentamento Getúlio Vargas, Veruska Bianchi dos Santos enfatizou a importância do evento “entrego produtos para a merenda escolar há alguns anos e é a primeira vez que temos a oportunidade de participar deste tipo de reunião, que certamente fará com que possamos nos organizar cada vez melhor.”

Segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Educação e AGRAER em 2017 foram adquiridos mais de 190 mil reais de produtores do município para alimentação escolar dos alunos dos Centros de Educação Infantil e Escolas municipais.

“Nossa intenção é aumentar ainda mais o percentual de aquisição de produtores de nosso município. Para isso, estaremos promovendo diversas ações, sendo que esta reunião inicial foi muito positiva e certamente trará ótimos resultados”, destacou Magali.