sexta-feira , 15 de dezembro de 2017
Início / Notícias / Secretaria de Educação de Rio Brilhante inicia programa de formação para alfabetizadores

Nessa segunda-feira (04/12), a Secretaria Municipal de Educação realizou o primeiro encontro presencial referente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Esse programa é realizado em parceria entre Governo Federal, Estadual e município, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Em Rio Brilhante foram formadas 04 turmas de estudos, com professores que atuam na Educação Infantil (Pré I e Pré II), 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental, além de monitores do Programa Mais Educação, com um total de mais de 100 profissionais envolvidos.

Para a abertura do programa, foi realizada uma palestra com a Professora Dra. Morgana de Fátima Agostini Martins, que discorreu sobre o tema “Neurociência e os processos educativos: um saber necessário na formação do professor.”

No período vespertino, foram iniciados os grupos de estudos, sendo organizados pela coordenadora geral no município, professora Lucimara Cargnin Manfio e orientado pelas formadoras Aparecida Garcia Pereira, Maria Angélica Alvares de Queroz, Ednalva Fernandes P. Takeshita e Ana Lúcia Gonzaga Pereira.

Segundo a coordenadora municipal, professora Lucimara, o evento foi um sucesso “fizemos uma avaliação com os educadores sobre esse primeiro encontro e a maioria absoluta avaliou de forma bastante positiva esse dia.”

A Secretária Municipal de Educação, Magali de Araujo Lima, informou que em 2018 será dada continuidade aos encontros de estudos, com material de apoio fornecido pelo Ministério da Educação. “Sabemos da importância da formação continuada para que os profissionais aprimorem, cada vez mais, seus conhecimentos. E o Pacto possui um diferencial muito grande por aliar teoria e prática no trabalho com alfabetização, o que certamente trará resultados muito positivos na aprendizagem de nossos alunos.”