terça-feira , 24 de novembro de 2020
Início / Notícias / Secretaria de Desenvolvimento adota medidas durante pandemia

Secretaria de Desenvolvimento adota medidas durante pandemia

Devido a pandemia do Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Rio Brilhante, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, organizou um pacote de medidas para evitar a contaminação dos trabalhadores da Associação de Catadores de Material Reciclável de Rio Brilhante- ACAMARE – pelo novo vírus e também para minimizar os impactos econômicos causados pelo avanço da doença no país.

Os catadores de materiais recicláveis já são um grupo de maior vulnerabilidade social e normalmente já enfrentam um grande risco de contaminação por agentes infecciosos devido a alta manipulação dos resíduos sólidos, tendo o risco aumentado diante o cenário atual.

As medidas tomadas foram:

→ Maior aporte de materiais de limpeza e higiene, como por exemplo, detergente e álcool em gel. Também foram fornecidas máscaras de tecido, máscaras descartáveis e luvas.

→ Quarentena de materiais: estudos indicam  que a duração do vírus nas superfícies ocorre em média até 72 horas. Por isso desde o dia 20 de abril, os materiais só estão sendo triados depois de passarem 72 horas em quarentena.

→ Os associados tiveram reunião com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento onde foram repassadas orientações sobre os cuidados a serem tomados.

→  Foi realizado cadastramento dos associados para o  auxilio emergencial do governo, e a doação de cestas básicas, visto que, devido o principal polo industrial da reciclagem ser o estado de São Paulo, o mais acometido pela Pandemia no país,  está causando uma dificuldade na venda dos materiais e consequente diminuição da renda dos catadores.