terça-feira , 25 de junho de 2019
Início / Notícias / Saúde inicia grupo antitabagismo no Assentamento Silvio Rodrigues

Saúde inicia grupo antitabagismo no Assentamento Silvio Rodrigues

A ESF Antônio Aparecido Bitencourt, desloca a equipe semanalmente para o Assentamento Silvio Rodrigues, em atendimento ao programa hiperdia e bolsa família. Na última quarta-feira (15/05), em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), iniciou o Grupo Antitabagismo. O Programa é preconizado pelo Ministério da Saúde via INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Os inscritos foram entrevistados, e em seguida passaram por avaliação com médico do programa, receberam orientações e medicações o grupo que consiste em 03 meses de tratamento.

A equipe multidisciplinar do NASF (fisioterapeutas, psicólogas e nutricionista) realizam orientações direcionadas aos fumantes através de técnicas específicas que reforçam a adesão ao tratamento e minimizam os impactos da abstinência.

Os participantes do Grupo sentirão os benefícios diretos de parar de fumar ao longo do tempo, como a melhora da capacidade pulmonar, diminuição do risco de doenças cardíacas e pulmonares, enfisema e vários cancêres causados pelo uso contínuo do tabaco. Os benefícios indiretos de quem deixou de fumar são o aumento da auto-estima e da segurança, além da melhora dos relacionamentos com familiares e amigos.