domingo , 19 de novembro de 2017
Início / Notícias / Rio Brilhante recebeu a carreta do Hospital de Câncer de Barretos

Rio Brilhante recebeu a carreta do Hospital de Câncer de Barretos

A Prefeitura de Rio Brilhante, através da Secretária Municipal da Saúde, recebeu na última semana a carreta do Hospital de Combate ao Câncer da cidade de Barretos. Com a unidade móvel T9 – Aldegonda, os atendimentos foram realizados nos dias 25, 26 e 27 de outubro.

Transportando a equipe de trabalho composta por uma enfermeira para o preventivo, uma enfermeira para a realização da mamografias, uma assistente e o motorista da carreta, onde realizaram atendimentos gratuitos para a população que foram comunicados nos ESF´s de Rio Brilhante.

A carreta itinerante do HC de Barretos estacionou na Praça Dr. Boaventura na quarta-feira pela manhã e os atendimentos começaram a partir das 13 horas. Ao chegarem a Rio Brilhante, a equipe do HC de Barretos juntaram-se aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com as presenças de enfermeiros, técnicas e auxiliares, além de funcionários do quadro de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e motorista. O trabalho ainda contou com as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, sob a presidência da senhora Solemira Facco.

O evento que marca a campanha Outubro Rosa, foi um sucesso com a realização de exames e preventivos conforme as faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, Mamografia de 40 a 68 anos e Preventivo de 25 a 64 anos.

Além da carreta a Secretária de Saúde, Adriana Corrêa Barbosa e toda a equipe em conjunto com voluntários promoveram ação da beleza com cortes de cabelo, manicure, pedicure, maquiagens, brinquedos para crianças e orientações através de trabalhos educativos da Vigilância Sanitária. “Para nós é gratificante recebermos a carreta do Hospital de Câncer de Barretos em nosso município, já temos uma parceria com a unidade em Nova Andradina onde já encaminhamos mais de 150 mulheres para a realização de exames e hoje recebemos a unidade em nossa cidade é muito importante pois são pessoas especializadas na área, sempre com atendimento super especial para as mulheres que têm essa grande oportunidade de realizarem seus exames preventivos sem precisar deslocar do nosso município”.

Durante a presença da carreta do Hospital de Combate ao Câncer de Barretos em Rio Brilhante, durante os 3 dias foi possível efetuar 250 procedimentos, sendo 120 mamografias e 130 exames preventivos. Os pacientes diagnosticados com determinadas alterações são encaminhados para a unidade de Nova Andradina, com o objetivo de efetuar exames mais detalhados e, se necessário iniciar tratamento adequado. O resultados dos exames de preventivo deverão chegar em 30 dias, já os exames de mamografias realizados foram encaminhados para análise em Ribeirão Preto e os resultados devêm sair de 40 a 60 dias. Assim que os exames chegar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará comunicando através da rádio e redes sociais.

A ação promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos contou ainda com os parceiros como Assistência Social, AgroMais, AgroB&C, Sinfusp, Espaço Primazia e Iva Mazieiro representante Mary Kay.

O Evento faz parte do projeto “Qualidade de Vida em Ação! Saúde em Movimento!” e contou com a participação de secretários municiais, vereadores e do prefeito Donato Lopes da Silva e a Primeira-Dama Iraci Montanha da Silva.