terça-feira , 22 de maio de 2018
Início / Notícias / Rio Brilhante participa de oficina de estratégias para práticas de Inovação Social

Por: Maria Carmen MatsunakaCarlino

VISITA TÉCNICA DO GOVERNO FEDERAL – SECRETARIA DO GOVERNO – SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E INOVAÇÃO SOCIAL.

Objetivando aperfeiçoar as Políticas Públicas geridas em Brasília DF. para os Estados e Municípios , no Território Nacional de uma dimensão tão vasta, com suas diferenças culturais e tão rica nas diversidades, onde a sua extensa população na maioria tão desiguais, a população cada vez mais pobre, a miséria contrasta com nossas belezas naturais,  basta olhar  nossas cinco regiões.

Nestes contrastes a Presidência da República, Secretaria de Governo, Secretaria Nacional de Articulação Social, Departamento de Educação para a Cidadania e Inovação Social-DCIS. Traça a Operação de Ação Estratégica, do plano de trabalho, no Estado do Mato Grosso do Sul.

Com o Projeto: Estratégias e Práticas de Educação para Cidadania e Inovação Social como Vetor de Indução e Aperfeiçoamento das Políticas Públicas.

Inovação Social é o conceito que se aplica ao desenho de novos produtos (programas federais, por exemplo) e processos voltados à promoção do desenvolvimento humano envolvendo o cidadão nesse processo de desenho e também da gestão desses produtos.

O alinhamento de estratégias de inovação social à implantação da Agenda 2030 no Brasil permitirá uma profunda transformação no planejamento de ações de governo nas três esferas (PPA).

QUAL A PROPOSTA NESTA CONSTRUÇÃO DE INOVAÇÃO SOCIAL, construir estratégias no aperfeiçoamento das POLÍTICAS PÚBLICAS, através de ciclos que serão orientados por três vetores:

DESENVOLVER NOVOS MODELOS OU APERFEIÇOAR A ELABORAÇÃO DOS POGRAMAS E PROCESSOS DE GESTÃO;

AMPLIAR A MOBILIZAÇÃO DE ATORES ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO E O CONTROLE SOCIAL, COM O DESENVOLVIMENTO DEESTRUTURAS DINÂMICAS DE GOVERNANÇAS, COLOCANDO O CIDADÃO COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO

CONSTRUIR PROGRAMAS CONSIDERANDO AS ESPECIFICIDADES DO TERRITÓRIO, COM RESGATE DA POLÍTICA REGIONAL, MAS PRINCIPALMENTE BUSCAR INTEGRAR A OPERAÇÃO DESSES PROGRAMAS NESSES TERRITÓRIOS PARA AUMENTAR A EFICÁCIA DE SEUS RESULTADOS.

Neste contexto com os Técnicos treinados e aprimorados, visitando vários Estados Brasileiros em seus Municípios, e aqui em Mato Grosso do Sul, cinco municípios foram contemplados, sendo a capital Campo Grande, Maracajú, Sidrolândia, Dourados e Rio Brilhante, onde passamos pela 1ª. Etapa da pesquisa, em anexo as fotos da participação, sendo a primeira, entrevista com o Senhor Prefeito, seguido dos Secretários e por último os Conselhos de Direitos que existem em funcionamento que representam a governabilidade e a sociedade civil, tendo uma participação muito boa, que após análises dos Técnicos em Brasília,na 2 etapa, estivemos no dia 13 de abril de 2018, em Campo Grande e pudemos verificar nas apresentações em slides que sobressaímos de maneira a verificar  os avanços dos  saberes e conhecimentos nas políticas públicas dos Conselheiros de Direitos de nosso município.

Vamos àspróximas etapas, uma vez o que se segue em anexo, nas mesas e grupos tivemos na capital uma participação ativa nas discussões e aprimoramentos do que se busca o PROJETO DE INOVAÇÃO SOCIAL AO BRASIL QUE QUEREMOS.

Desta maneira agradecemos aos Secretários e Representatividades das Instituições ou Entidades não governamentais por dispor seus Conselheiros na 2 Etapa em Campo Grande.

De maneira especial agradecer ao Senhor Prefeito Donato Lopes da Silva em dispensar aos participantes governamentais e a possibilidade no deslocamento (ônibus) para que nos fizéssemos presentes.

Seguem em anexos, fotos de nossa participação em Rio Brilhante na 1 Etapa, e na 2 Etapa em Campo Grande, gratidão aos que se dispuseram na participação tão brilhante!

TAMBÉM PARA QUE SE TENHA UMA NOÇÃO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS OS SLIDES DOS OBJETIVOS E EIXOS DESENVOLVIDOS.

Rio Brilhante, 13 de abril de 2018.