sábado , 17 de novembro de 2018
Início / Notícias / Rio Brilhante inicia campanha de vacinação antirrábica

Rio Brilhante inicia campanha de vacinação antirrábica

A Prefeitura de Rio Brilhante, através da Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária iniciaram a campanha de vacinação antirrábica na zona rural, visitando todos os assentamentos, sítios, chácaras, parque industrial e fazendas do município. Acima de 03 meses de idade cães e gatos devem receber a vacina antirrábica.

São duas frentes de vacinação percorrendo a zona rural empenhados na vacinação de animais como gatos e cachorros, segundo a Vigilância Sanitária a meta é vacinar aproximadamente 7 mil animais no município e no Distrito de Prudêncio Thomaz. Mais conforme dados do ano passado a expectativa para 2018 é que ultrapasse os 10.000 animais, já que em 2017 chegou a marca de 9.524 animais vacinados em todo o município.

Esta marcada para a primeira quinzena de outubro o dia D da vacinação que terá 15 pontos de vacinação sendo em diversos bairros de Rio Brilhante no Distrito de Prudêncio Thomaz. O mais novo bairro do município, Antônia de Souza Barbosa também irá receber um ponto de vacinação.

Sintomas da raiva

A perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em deglutir são alguns sinais da raiva. Caso o animal de estimação apresente alguns destes sintomas, deve-se procurar um médico veterinário o quanto antes para iniciar o tratamento, já que em questão de onze dias o animal pode vir a óbito.