domingo , 19 de novembro de 2017
Início / Notícias / Projeto Semana da criança foi realizado nos ESF´s

Projeto Semana da criança foi realizado nos ESF´s

A Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), no mês de outubro desenvolveu um trabalho voltado às crianças do nosso município, a programação do local foi preparado para atrair as crianças para realizar exames de saúde, além de participar das atividades lúdicas oferecidas no local com o propósito de resgatar as brincadeiras antigas, tais como: pular corda, pular elástico, amarelinha, bambolê,pois muitas vezes por falta de tempo, espaço, ou até mesmo segurança os pais preferem manter os filhos dentro de casa utilizando computadores e vídeo games, como atividade de lazer.

Através do brincar as crianças desenvolvem a sociabilidade, coordenação motora, equilíbrio, atenção, concentração, incorporando e perpetuando a cultura popular. As ações percorreram os ESF´s Guerreiro de Mello, Antônio Carlos Bitencourt, ESF da Vila Fátima, Jaime Medeiros, Carlos Volpe, Fauzer Saliba, Celina Jallad e o Posto de Saúde Central.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma integração entre a comunidade e as equipes de saúde, As ações aconteceram das 9h às 11h e no período das 14h às 16h. “A beleza da ação está na intervenção e criatividade de cada equipe das Unidades Básicas de Saúde, onde fazem parcerias com os voluntários de cada área: Grupos de jovens, estagiários e os Agentes de Saúde de outras áreas, reforçam o auxílio nas atividades.” Pontuou a Psicologa Deise Adriana Camargo Gonçalves, idealizadora do Projeto.

A Secretária Municipal de Saúde Adriana Barbosa, disse que este evento faz parte da do projeto “Qualidade de Vida Em Ação! Saúde em Movimento!”, e que muitos outros virão na gestão do prefeito Donato Lopes Da Silva. “A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma integração entre a comunidade e as equipes de saúde para que eles possam conhecer e utilizar os serviços que são oferecidos nos ESF´s do nosso município com a intenção também de cadastrar as crianças moradoras do bairro, que ainda não possuem cadastro no local”, frisou a Secretária de Saúde.

De acordo com a coordenadora do evento, a programação que começou no dia 04 de outubro e se estendeu até o dia 26 percorrendo 7 ESF´s no município e o distrito de Prudêncio Thomaz.

Durante o mês inteiro da ação foram recepcionadas em torno de 500 crianças acompanhadas das mães. Para recepcionar as crianças, as unidades receberam decoração especial com bexigas, além da programação de exames específicos para crianças. Em relação às atividades lúdicas as equipes prepararam diversas atrações como a cama elástica, além da distribuição de pipoca e algodão-doce.