sábado , 23 de junho de 2018
Início / Notícias / Prefeitura realizou ações para o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Rio Brilhante, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com CMDCA, CREAS, CRAS, SEMED, FUNCERB, SMS, Conselho Tutelar e Coordenadoria da Mulher realizaram na sexta-feira, 18 de maio o dia de ações para conscientização do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O encontro foi na Praça Dr. Boaventura com palestras, vídeos informativos e show teatral com Chico Maria Produções que realizaram um musical para a população se conscientizar sobre o abuso e exploração de crianças e adolescentes. Além disso a administração municipal instalou diversos brinquedos gratuitos para as crianças.

A Secretaria de Assistência Social, realizou deste o inicio do mês de maio, panfletagem em todas as escolas do município na rede municipal, estadual e particular de ensino, distribuindo material educativo e conversando com crianças e adolescentes.

A campanha

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

18 de maio

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Disque 100

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100. Em caso de violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes em Rio Brilhante as denuncias também podem ser feitas para o Conselho Tutelar 3452-8215 e 99989-7200, Polícia Civil 3452-7464, CREAS 3452-7974, Polícia Militar 190 e Polícia Federal 194.