sexta-feira , 15 de dezembro de 2017
Início / Notícias / Prefeitura realizou palestra sobre o Novembro Azul

Prefeitura realizou palestra sobre o Novembro Azul

A Prefeitura de Rio Brilhante, através da Secretaria de Saúde na noite desta quarta-feira, 22 de novembro em alusão a campanha do Novembro Azul, realizou uma palestra de conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Com o tema “Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem” foi apresentado pelo médico urologista Nelson Trad Filho, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, a população presente teve a oportunidade de conversar com o médico palestrante e esclarecer dúvidas quanto ao tema de câncer de próstata.

Segunda a Secretária de Saúde Adriana Corrêa Barbosa, o objetivo da ação foi promover a palestra para as pessoas entenderem um pouco mais sobre o assunto que ainda é um tabu a ser quebrado. “Precisamos conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata, essa doença se for descoberta no inicio o tratamento tem até 100% de cura, por isso a importância de esclarecer dúvidas e debater esse assunto da saúde do homem”, disse Adriana.

Durante a palestra o médio urologista apresentou dados sobre as vítimas de câncer de próstata no Mato Grosso do Sul, em 2015, foram registradas 223 mortes por câncer de próstata em. No mesmo ano, a doença fez mais vítimas fatais na faixa etária entre 80 anos ou mais. No entanto, o número de mortes também foi expressivo em homens com idade entre 70 e 79 anos (79 óbitos) e 60 e 69 anos (33 mortes). Já entre homens com 50 e 59 anos foram registradas nove mortes. A doença tem cura e por isso a prevenção tem tanta importância, garantindo o diagnóstico precoce. Os dados são do Ministério da Saúde

A campanha Novembro Azul foi criada no intuito de reduzir os índices de casos de câncer de próstata. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de câncer é, no Brasil, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de tumores. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A Secretaria de Saúde realizou no final da palestra sorteio de brindes aos presentes no evento em forma de um incentivo a mais para que os homens tenham o cuidado com a própria saúde. “Agradecemos a presença da população que está procurando saber mais sobre o assunto e ao Dr. Nelsinho Trad que pode estar nesta noite em Rio Brilhante realizando esta importante palestra onde ele fala sobre os cuidados da saúde do homem e o diagnóstico precoce, além de estar esclarecendo dúvidas da nossa população”, destacou Adriana.

Além da presença da população a palestra foi acompanhada por secretários municipais e o vereador Marlos Joris representando a Câmara Municipal.