sexta-feira , 19 de outubro de 2018
Início / Notícias / Prefeitura realiza mais de 1500 atendimentos do PSE nas escolas

Prefeitura realiza mais de 1500 atendimentos do PSE nas escolas

A Prefeitura de Rio Brilhante, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 12 e 13 de setembro várias atividades do PSE na Escola Fernando Corrêa da Costa e Ligia Terezinha Martins. A equipe formada por agentes comunitários de saúde, dentista, auxiliar odontológica e enfermeiras do ESF Carlos Volpe e Dr. Francisco Augusto Guerreiro de Melo.

A ação contou com atividades onde foram realizadas a verificação da situação vacinal, promoção da saúde ocular e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração e a realização de avaliação antropométrica.

O Programa Saúde na Escola visa contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades; ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica e apoiar o processo formativo dos profissionais de saúde e educação de forma permanente e continuada.

Milhares de alunos estão sendo beneficiados, as crianças passam por uma triagem com os agentes de saúde e enfermeiros e, se detectado o problema, são tratadas por médicos especialistas na unidade de saúde.  A equipe realiza avaliação dos alunos como verificação de peso, estatura, avaliação odontológica, testes de acuidade visual, entre outros que visam identificar agravos na saúde que prejudicam o desenvolvimento escolar.

 

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!