sexta-feira , 15 de dezembro de 2017
Início / Notícias / Prefeitura de Rio Brilhante destina cerca de 100 toneladas de pneus para reciclagem

Na manhã desta quinta-feira, 30 de novembro a Prefeitura de Rio Brilhante através da coordenaria de vigilância sanitária, deu inicio no carregamento de aproximadamente 100 toneladas de pneus que estavam no depósito da prefeitura. A previsão é que sejam realizadas o transporte em 3 a 4 cargas.

Os proprietários de borracharias e oficinas do município são orientados sobre a importância do correto descarte de pneus. Quando não há o descarte correto, o material pode acumular água parada e se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, — transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O Coordenador de Vigilância Sanitária do município Mário Holanda, juntamente com o coordenador de vetores Tércio do Carmo, disse que a intenção é dar a destinação correta aos pneus inservíveis. “Neste período de chuvas estamos em alerta para que não fique água parada para se tornar um criadouro do Aedes, estamos esvaziando o barracão para dar mais espaço para a população destinar os pneus velhos no deposito, em breve estaremos chegando à safra onde o número de pneus velhos aumenta e precisamos de espaço”, explicou Mário.

Tércio do Carmo, Coordenador de Endemias disse também que é importante a população ajudar a fiscalizar, os pneus podem levar milhares de anos para entrar em decomposição, quando descartados em locais inadequados, além de poluir o meio ambiente, pode acumular água, servindo como criadouro do transmissor da dengue.

O Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis criada em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). As atividades da entidade atendem a Resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil.

A empresa Eco pneus, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus em desuso, fica responsável por toda gestão da logística de retirada dos pneus do depósito e pela destinação ambientalmente adequada deste material em empresas destinadoras licenciadas pelos órgãos ambientais competentes e homologados pelo Ibama.

Para controlar o descarte feito inadequadamente dos pneus em desuso, o depósito fica a disposição da população toda quarta-feira para receber os materiais que serão posteriormente encaminhados para a reciclagem.

O depósito da prefeitura fica na Benjamin Constant, na saída para Campo Grande ao lado do córrego Araras, e toda quarta-feira fica destinada para a recepção de pneus, o local é ideal para evitar que pneus inservíveis sejam jogados em lotes vagos, beiras de estradas e cursos d’água. Para maiores informações a vigilância sanitária esta à disposição da população das 7 às 13 horas, ou pelo telefone 3452-7391 – ramal 242.