sexta-feira , 20 de outubro de 2017
Início / Notícias / Prefeitura apoia a campanha Outubro Rosa

Prefeitura apoia a campanha Outubro Rosa

Prefeito Donato e Mira Facco durante abertura do Outubro Rosa

O prefeito de Rio Brilhante, Donato Lopes da Silva, participou na manhã desta segunda-feira, 02 de outubro da abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, no Salão Paroquial da Igreja Católica.

O Outubro Rosa objetiva conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e é realizado todo ano pela equipe de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com o apoio do poder público e envolve as secretarias de Saúde, Infraestrutura, Assistência Social e a AGETRAT, além de apoio do comércio local, Sindicato Rural e a população em geral.

A fonte luminosa recebeu a cor da campanha

A novidade preparada pela administração foi a de iluminar o paço municipal com a cor oficial da campanha. A cor rosa está nos prédios públicos, Praça Dr. Boaventura e na fonte luminosa que trocou o colorido pela cor rosa, dando um destaque na praça chamando a atenção de quem passa, principalmente das mulheres por ser uma campanha voltada à prevenção do câncer de mama.

Com o tema “Prevenção, o Melhor Remédio”, a campanha foi oficialmente aberta com a presença de autoridades do município, na ocasião o prefeito Donato destacou o trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer. “Vocês prestam um trabalho muito importante para a nossa sociedade, a administração municipal preparou está novidade pela primeira vez em Rio Brilhante em deixarmos os prédios públicos, praça e a fonte luminosa que é nosso cartão postal na cor desta campanha que é muito importante e tem que ser destacada. Vamos apoiar sempre eventos como este, que vem ao encontro de toda a população”, salientou Donato.

Na oportunidade Donato anunciou para a Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Solemira Facco a inclusão da Rede Feminina já neste mês de outubro para fazer parte das organizações sem fins lucrativos, que permite a prefeitura repassar verba a instituição para que os voluntários possam continuar a desenvolver o brilhante trabalho no município. A indicação para que a Rede Feminina de Combate ao Câncer fizesse parte das entidades é de autoria do vereador Éverton Cristiano através da indicação nº. 085 de março deste ano que irá incluir a Rede Feminina conforme a lei nº. 1.390/2006.

Na solenidade o prefeito estava acompanhado da Primeira Dama Iraci Montanha da Silva, que contou também com a participação dos vereadores Éverton Cristiano e Mário César Furlan, dos secretários municipais Aleson Alípio Cândido, Magali Lima, Antônio Lino Barbosa Neto, Gilson Moraes, Viviane Lima, Ruy Sichinel e da Gerente da AGETRAT Márcia Elisa Endrigo.

O Paço Municipal também recebeu a cor rosa

Como surgiu?

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento faz parte de uma série de ações de prevenção e promoção da saúde da mulher, sobretudo a luta contra o câncer de mama.