terça-feira , 11 de dezembro de 2018
Início / Destaques / Palestras sobre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres são realizadas em Rio Brilhante

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No Brasil, além dos movimentos de mulheres, a Campanha dos 16 Dias de Ativismo recebe adesões institucionais, como da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Procuradoria da Mulher no Senado, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, do Ministério da Justiça, do Ministério da Saúde, dos Juizados e dos Núcleos do Ministério Público e da Defensoria especializados na aplicação da Lei Maria da Penha nos Estados, entre outros.

Em Rio Brilhante, a campanha contará com 7 reuniões para o público cadastrado no Vale Renda, Bolsa Família e demais programas da Assistência social.

Mas o Principal foco deste ano é a saúde, por isso a Prefeitura por conta Própria Criou um jornalzinho informativo para ser distribuído em toda a rede de saúde e teve palestra de capacitação com os agentes de Saúde para que possam identificar, denunciar e aconselhar a denuncia, informando a população de seus direitos.

A palestra foi ministrada pela Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Kelone Vidal, que salienta a importância da relação de confiança estabelecida entre cidadão e agente de saúde na hora do aconselhamento e da denuncia. Nosso município tem trabalhado com muito afinco para que as mulheres saibam de seus direitos, e tenham a justiça ao seu lado.