segunda-feira , 20 de novembro de 2017
Início / Notícias / Mutirão de endemias é realizado em Prudêncio Thomaz

Mutirão de endemias é realizado em Prudêncio Thomaz

Equipe de Endemias e a Secretária de Saúde durante visita nas residências do distrito

A prefeitura de Rio Brilhante, através da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Educação realizaram na manhã desta quinta-feira, 27 de julho o mutirão de endemias no distrito de Prudêncio Thomaz com aproximadamente 80 profissionais, entre agentes de vetores, agentes comunitário de saúde e trabalhadores braçais. O mutirão foi durante todo o dia com diversas atividades como vacinações, orientações e palestras nas escolas do distrito.

O prefeito Donato Lopes da Silva esteve participando na abertura do evento que aconteceu em frente ao ESF Antônio Aparecido Bitencourt com a presença dos profissionais da saúde, secretários, vereador e a população. “Essas ações visam uma fiscalização para quando chegar o período de chuvas não tenha nos quintais recipientes que possam acumular água e transformar um local de proliferação do mosquito. As equipes entraram de casa em casa e nos lotes baldios, fazendo um trabalhando de conscientização junto à população, pois a prefeitura sozinha não consegue eliminar os focos do mosquito da dengue. Cada um precisa fazer a sua parte nesta luta contra o mosquito da dengue”, salientou o prefeito Donato Lopes.

No distrito foram realizadas inspeções nas residências para vistorias nas caixas d’água, plantas, ralos, quintais e outros locais que possam acumular água e a retirada de entulhos com caminhões da Infraestrutura. Também em frente ao posto de saúde a equipe da Vigilância Sanitária esta a disposição da população realizando os serviços como vacinação anti-rábica, distribuição de isca para caramujo, vacinação anti cio para cães e gatos e orientações de combate a dengue. Outro ponto importante na ação é o ponto de coleta de medicamentos vencidos ou que não usa mais.

Durante as visitas, os agentes de endemias adentram os domicílios para orientar moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Os profissionais também entraram em casas abandonadas ou fechadas para a realizarem a fiscalização. Além dessas atividades os agentes distribuíram material educativo para a população e nas escolas Euclides da Cunha e Criança Esperança 3.

A Secretária de Saúde Adriana Corrêa Barbosa destacou o trabalho dos agentes e parabenizou os moradores do distrito. “Não encontramos nenhum foco no distrito. Somente orientamos para deixarem o quintal limpo, pois, às vezes, os moradores esquecem garrafas e copos descartáveis transformando em local perfeito para o mosquito. Os moradores do distrito de Prudêncio Thomaz estão fazendo a parte deles cuidando da suas casas”, destaca a secretária.

“Também quero agradecer a presença do Clube de Desbravadores Remanescente que nos ajudaram na ação com a divulgação de panfletos nas residências, ao prefeito Donato por acreditar na nossa idéia, toda a equipe da Vigilância Sanitária, a secretaria de obras pelo apoio na limpeza das ruas e a secretaria de educação pelo espaço nas escolas e a todos que sempre nos apoiaram desde o inicio no nosso projeto “Qualidade de Vida em Ação! Saúde em Movimento”, também não poderia deixar de parabenizar aos nossos agentes que fizeram um trabalho brilhante no distrito de Prudêncio Thomaz. A secretaria esta preparando novas ações de saúde para que o distrito possa participar”,  finalizou Adriana Corrêa Barbosa

Além do prefeito Donato e da secretária de saúde, a abertura do mutirão de endemias contou com a participação da primeira-dama Iraci Montanha da Silva, dos secretários municipais Antônio Lino Barbosa Neto e Magali Lima, do Gerente Distrital Carlos Medeiros e do vereador Sérgio Silva.