quinta-feira , 19 de julho de 2018
Início / Notícias / Equipe da Secretaria de Saúde participam de treinamentos

Equipe da Secretaria de Saúde participam de treinamentos

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Rio Brilhante participou nos dias 11 e 12 de abril em Campo Grande de treinamento para a implantação do Saúde Trabalhador, que será desenvolvida ações com palestras e campanhas que visam a melhoria na qualidade de vida do trabalhador do município.

Participaram equipes de saúde dos 79 municípios do Estado. Rio Brilhante foi representado pela Fiscal de Vigilância Sanitária Queila Tagara, Agente de Controle de Vetores Léia, Jair de Abreu Lopes Agente de Vigilância Epidemiológica e Caroline Fracasso Médica Auditora da Secretaria de Saúde.

Os Centros de Referencia em Saúde do Trabalhador, (CEREST) integram a rede de serviço do SUS, promovendo ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância

Cabe aos CEREST promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas,  fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho, em especial, mas não exclusivamente, aqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.