sábado , 17 de novembro de 2018
Início / Notícias / Educadores de Rio Brilhante recebem formação para trabalho com Agrinho

Educadores de Rio Brilhante recebem formação para trabalho com Agrinho

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, renovou parceria com o Sindicato Rural e SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para implantação do Programa Agrinho nas Escolas Municipais e Estaduais de Rio Brilhante.

Esse é o maior programa de responsabilidade social do SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e tem o objetivo de mostrar às crianças e jovens, estudantes do 1° ao 9° anos, a importância do meio rural para o desenvolvimento econômico e social, do Estado e do país.

A iniciativa, que este ano deve atingir cerca de 200 mil alunos no Estado, desenvolve proposta pedagógica com base na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa, através de material didático próprio, abordando temas relacionados à ética, cidadania, saúde, alimentação, desenvolvimento sustentável e produção de alimentos, com enfoque na preservação ambiental.

No ano de 2017 o município de Rio Brilhante foi destaque estadual, com a  redação da aluna Natália Kochemborger da Silva, da EM Artur Tavares de Melo, sendo vencedora na categoria 7º ano.

Para o ano de 2018, foi realizada a formação para mais de 40 professores e coordenadores pedagógicos, a cargo da professora Ivanilde Careta, que apresentou a metodologia do programa e passou orientações para seu desenvolvimento.

A Secretária Municipal de Educação, Magali de Araujo Lima, destacou a importância deste programa “o Agrinho nos traz uma ótima oportunidade para trabalharmos questões relativas ao nosso estado, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidade para desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que comprovadamente trazem ótimos resultados para a aprendizagem de nossos alunos. Por isso, só temos a agradecer ao Sindicato Rural e ao SENAR por esta tão significativa parceria.”

O Presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Luciano Cargnin Manfio, participou da abertura da formação e fez questão de enfatizar que “esse programa traz uma ótima oportunidade para que as questões relativas à produção no campo sejam também discutidas nas escolas. A cada ano esse trabalho vem se expandindo e em Rio Brilhante podemos contar com a parceria muito importante da Prefeitura Municipal, que dá todo suporte para que o programa seja desenvolvido nas escolas.”

Com uma proposta de trabalho que incentiva os alunos a conhecerem melhor nosso estado, por meio dos Temas Transversais, o programa terá neste ano o tema: Produzindo água no campo: O agro preservando o maior bem da Terra.