domingo , 19 de agosto de 2018
Início / Notícias / Dia do Índio é comemorado em Rio Brilhante

Dia do Índio é comemorado em Rio Brilhante

A Prefeitura de Rio Brilhante, através da equipe do CRAS Dona Pitita da Vila Nova Esperança e Secretaria de Assistência Social realizaram na última quinta-feira, 19 de abril um dia especial para os indígenas da aldeia Laranjeira Ñhanderu localizado as margens da BR-163, próximo a ponte do Rio Brilhante. Os indígenas de origem Guarani Kaiowá organizaram um teatro que foi apresentado aos alunos do 3º ano da Escola Estadual Etalivio Pereira Martins.

A equipe do CRAS realizou a entrega de lanches na aldeia que receberam os alunos com muita alegria e descontração no acampamento. Hoje no acampamento existem 36 famílias, aproximadamente 160 indígenas.

Em todas as unidades escolares de Rio Brilhante, tiveram ações em comemoração ao dia 19 de abril, dia do Índio. As atividades tiveram como objetivo despertar as crianças e adolescentes a importância do respeito e diversidade cultural e também proporcionar a conscientização sobre as riquezas dos povos indígenas, através de danças, brincadeiras, contos de histórias.

Dia do Índio

O dia do índio, celebrado no Brasil em 19 de Abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, Através do decreto-lei 5540 de 1943.

A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.

A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.