terça-feira , 19 de novembro de 2019
Início / Notícias / “Dia D” de vacinação contra sarampo acontece sábado dia 19

“Dia D” de vacinação contra sarampo acontece sábado dia 19

A Prefeitura de Rio Brilhante, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado, 19 de outubro o “Dia D” de vacinação contra o sarampo. O Sarampo é uma doença infecciosa transmitida pela tosse e espirro fortemente contagioso que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

As unidades de saúde de Rio Brilhante estarão abertas das 7h às 17h para ofertar imunização contra a doença transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro, tosse e fala.

A população com idade entre 06 meses e 49 anos que ainda não se protegeu deverá comparecer a uma dessas unidades munida do cartão de vacina e documento de identificação para atualização.

Não é necessário esperar o dia D para se vacinar, uma vez que a imunização está com a vacina está disponível na rede básica de saúde de segunda à sexta-feira de Rio Brilhante, das 7h às 17h.

A doença
O sarampo é uma doença infecciosa transmitida pela tosse e espirro fortemente contagioso que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.Os principais sinais e sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C; dor de cabeça; manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; e mal estar

Abaixo o perfil de quem deve se vacinar contra o sarampo:

– 06 meses a menores de 5 anos: uma dose da tríplice viral e uma dose da tetra viral (com intervalo de 30 dias);
– 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral (com intervalo de 30 dias);
-30 a 49 anos: uma dose do tríplice viral;
– Profissionais de saúde de qualquer idade portando documento comprobatório (crachá, contracheque, carteira de trabalho): duas doses da tríplice viral, respeitando o intervalo de 30 dias após a primeira.

Confira o endereço das unidades de vacinação no Dia D

ESF Fauzer Saliba – Rua Urbano Peres, nº1116 Bairro Planalto

ESF Francisco Augusto G. de Mello – Rua Manoel Gonçalves de Oliveira, nº 1041 Bairro Benedito Rondon

ESF Jaime Medeiros – Rua Sidney Coelho Nogueira, nº 31 Bairro Olímpico