terça-feira , 11 de dezembro de 2018
Início / Destaques / Concorrendo com mais de 200 mil estudantes, aluna de Rio Brilhante vence concurso de redação do Programa Agrinho

Concorrendo com mais de 200 mil estudantes, aluna de Rio Brilhante vence concurso de redação do Programa Agrinho

Em 2017 também, a Rede Municipal de Ensino de Rio Brilhante teve aluna vencedora na categoria redação do Programa desenvolvido em parceria com SENAR, FAMASUL e Sindicato Rural.

Yasmim ao lado de sua mãe durante premiação

Na última terça-feira, dia 03/dezembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL, realizaram, em Campo Grande, a cerimônia de premiação dos alunos participantes no Concurso promovido pelo Programa AGRINHO.

Este programa tem como objetivo geral promover a reflexão sobre temas, como: ética, cidadania, saúde, responsabilidade social, meio ambiente, diversidade cultural, consumo e sustentabilidade, com foco na conexão campo-cidade, por meio da promoção social do homem e da mulher do campo.

Participam do projeto estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas da Rede Pública de Ensino. Em 2018, o programa expandiu as ações envolvendo mais de 200 mil alunos, 10 mil professores e 520 escolas em 66 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com a finalidade de divulgar as iniciativas do campo que valorizam o ciclo da água, bem como promover a produção de água paralela à produção de alimentos, o SENAR/MS teve como tema do programa Agrinho 2018: “Produzindo água no campo: o Agro preservando o maior bem da Terra”.

Em Rio Brilhante, numa parceria do Sindicato Rural de Rio Brilhante e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, aderiram ao Programa Agrinho/2018 dez escolas municipais e as três unidades estaduais, participando das formações de educadores e acompanhamento das atividades pela instrutora do SENAR para que as ações desenvolvidas, nas unidades escolares, estivessem alinhadas ao projeto proposto.

Aluna Yasmim ao lado da professora Valdirene

E pelo segundo ano consecutivo, a Rede Municipal de Ensino de Rio Brilhante conquistou uma premiação estadual. Neste ano, a aluna Yasmim Dantas de Almeida, do 5° ano vespertino, orientada pela professora Valdirene Marques da Silva Aquino, do Centro Educacional Municipal Criança Esperança VI, foi premiada com o 1º lugar, na categoria de Redação. A aluna recebeu como premiação um notebook e uma impressora e a professora um notebook.

No ano de 2017, o município já havia conquistado o 1º lugar com a aluna, Natália Kochemborger da Silva, do 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Rural Artur Tavares de Melo, também na categoria redação.