terça-feira , 11 de dezembro de 2018
Início / Destaques / Concorrendo com mais de 200 mil estudantes, aluna de Rio Brilhante vence concurso de redação do Programa Agrinho

Em 2017 também, a Rede Municipal de Ensino de Rio Brilhante teve aluna vencedora na categoria redação do Programa desenvolvido em parceria com SENAR, FAMASUL e Sindicato Rural.

Yasmim ao lado de sua mãe durante premiação

Na última terça-feira, dia 03/dezembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL, realizaram, em Campo Grande, a cerimônia de premiação dos alunos participantes no Concurso promovido pelo Programa AGRINHO.

Este programa tem como objetivo geral promover a reflexão sobre temas, como: ética, cidadania, saúde, responsabilidade social, meio ambiente, diversidade cultural, consumo e sustentabilidade, com foco na conexão campo-cidade, por meio da promoção social do homem e da mulher do campo.

Participam do projeto estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas da Rede Pública de Ensino. Em 2018, o programa expandiu as ações envolvendo mais de 200 mil alunos, 10 mil professores e 520 escolas em 66 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com a finalidade de divulgar as iniciativas do campo que valorizam o ciclo da água, bem como promover a produção de água paralela à produção de alimentos, o SENAR/MS teve como tema do programa Agrinho 2018: “Produzindo água no campo: o Agro preservando o maior bem da Terra”.

Em Rio Brilhante, numa parceria do Sindicato Rural de Rio Brilhante e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, aderiram ao Programa Agrinho/2018 dez escolas municipais e as três unidades estaduais, participando das formações de educadores e acompanhamento das atividades pela instrutora do SENAR para que as ações desenvolvidas, nas unidades escolares, estivessem alinhadas ao projeto proposto.

Aluna Yasmim ao lado da professora Valdirene

E pelo segundo ano consecutivo, a Rede Municipal de Ensino de Rio Brilhante conquistou uma premiação estadual. Neste ano, a aluna Yasmim Dantas de Almeida, do 5° ano vespertino, orientada pela professora Valdirene Marques da Silva Aquino, do Centro Educacional Municipal Criança Esperança VI, foi premiada com o 1º lugar, na categoria de Redação. A aluna recebeu como premiação um notebook e uma impressora e a professora um notebook.

No ano de 2017, o município já havia conquistado o 1º lugar com a aluna, Natália Kochemborger da Silva, do 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Rural Artur Tavares de Melo, também na categoria redação.