sexta-feira , 15 de dezembro de 2017
Início / Notícias / Ação itinerante da saúde realiza milhares de atendimentos e ações em Prudêncio Thomaz

A Prefeitura de Rio Brilhante em comemoração aos 88 anos, completados nesta terça-feira, 26 de setembro, realizou no último sábado (23) ação itinerante da saúde para a população do Distrito de Prudêncio Thomaz. A ação foi realizada em frente do ESF Antônio Aparecido Bitencourt e movimentou mais de 1500 pessoas com atendimentos médicos e ações sociais durante o evento.

Uma parceria através da Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato Rural, FAMASUL e SENAR, realizaram o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher, uma iniciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural que atendeu moradores do distrito, assentamento Silvio Rodrigues e trabalhadores rurais que residem em propriedades circunvizinhas.

Os atendimentos começaram às 7 horas, onde mais de 800 pessoas foram atendidas com a coleta de sangue para os exames de PSA, coleta de preventivo, consulta com médicos urologistas, cardiologista, odontologista, oftalmologista, nutricionista, fisioterapeuta e clínico geral. A ação envolveu ainda a Secretaria de Educação com atividades lúdicas para as crianças com brinquedos montados para a diversão das crianças que participarem do evento.  Outra ação de destaque foi o espaço da beleza que realizou diversas ações e movimentou durante toda a ação. Uma equipe do Hemosul também esteve no local e realizou a coleta de 117 doadores para o banco de medula óssea.

Mais de 700 moradores do distrito participaram de ações sociais como cortes de cabelo, manicure, maquiagens, atividades lúdicas e brinquedos para as crianças foram disponibilizados gratuitamente para a população do distrito. O evento ainda contou com orientações jurídicas da Câmara Municipal, Fazenda da Esperança, Hemosul, espaço da beleza, espaço da criança, vigilância em saúde e as secretaria de Educação, Desenvolvimento, Assistência Social, FUNCERB e demais parceiros.

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, parabenizou o sindicato rural pela mobilização e o comprometimento dos parceiros como a Prefeitura Municipal. “Os produtores rurais além de produzir cada vez mais e melhor, também estão conscientes de sua responsabilidade social junto às comunidades de nosso estado”, pontua.

Saito falou da evolução na longevidade da população brasileira nas últimas três décadas e os motivos que colaboraram para melhoria deste quadro. “Pesquisas recentes apontam que a expectativa de vida do cidadão aumentou de 63 para 75 anos de idade. Este salto de qualidade demonstra que é fundamental investir em ações e programas preventivos”.

O presidente do Sindicato Rural, Luciano Cargnin Manfio, lembrou que o evento do Senar/MS foi incluído na programação de atividades especiais referentes às comemorações de 88 anos do município de Rio Brilhante, no dia 26 de setembro. “Para nós, que conhecemos a realidade da população da região, é motivo de muita satisfação promover essa ação com a prestação de serviços do programa Saúde do Homem e da Mulher Rural”, argumenta.

O prefeito municipal, Donato Lopes da Silva, também reforçou a importância do projeto: “É uma grata satisfação sediar este evento, devido ao tamanho do benefício à população local, parabéns aos organizadores da ação e aos nossos parceiros que em momento de dificuldades financeiras as parcerias são importantes para que ações como esta seja realizada, também agradecer os voluntários que estiveram no sábado trabalhando de graça para levar a saúde para a nossa população”, destacou Donato.

Aproximadamente 200 voluntários participaram do evento entre eles agentes comunitários de saúde, agente de vetores, enfermeiros, dentistas, médicos, nutricionistas, professores, cabeleireiros, manicures, maquiadoras, equipe do Sindicato Rural de Rio Brilhante e demais voluntários que ajudaram na ação itinerante. Os funcionários e a diretoria do Sindicato Rural de Rio Brilhante também fizeram parte do voluntariado realizando a entrega de lanches para a população presente no evento. Todos os alimentos foram uma doação do Sindicato Rural e parceiros que acreditaram na realização da ação.

Os vereadores João Pedro, Iliê Vidal, Adailton Lima e Sérgio Silva fizeram doação de patrocínios e serviços para a realização do evento, assim como o presidente da câmara, vereador Nô realizou a doação em nome da Câmara Municipal de Rio Brilhante.

Também participaram do evento a diretora-secretária do Sistema Famasul, que é também coordenadora pedagógica do Senar/MS, Terezinha Cândido, o ex-prefeito de Campo Grane e médico urologista Nelson Trad Filho, e os vereadores Adão Evandro, Éverton Cristiano, Wandressa Barbosa, Professor Furlan, Nô, Dra. Tânia, Marlos Joris e Adailton Lima e os Secretários Municipais Aleson Alípio Cândido, Modesto Aquino Filho, Redevan Edoalte Muniz, Viviane Lima, Ruy Sichinel, Sandra Caroline Cottica, Adriana Corrêa Barbosa, Gilson Moraes e Magali Lima.

Com informações da Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Ana Brito